Os sintomas do período fértil são muito fáceis de serem detectados e podem acontecer antes, durante e depois da ovulação. As mulheres devem estar atentas às seguintes alterações no organismo:
Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando. Nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
Aumento da temperatura: ocorre pois os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável por um pequeno aumento da temperatura da mulher. Se for medida da maneira correta, a temperatura pode ajudar a identificar o início do período fértil. Ela deve ser medida diariamente, logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
Dor no baixo ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
Irritação e instabilidade emocional.
Caso esses sintomas continuem e a mulher não menstrue no mês seguinte, pode haver uma grande probabilidade de ter ocorrido fecundação e gravidez.
Os três primeiros sintomas são facilmente observados nas mulheres, os outros podem variar de mulher para mulher. Estes sintomas permanecem por todos os dias compreendidos pelo período fértil, a cada mês, durante toda a fase reprodutiva da mulher.
Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para "nadar" e chegar mais facilmente ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.
att: Rita de Souza & Engrácia Souza Reflexão: "Não procure ser o melhor, mas sim o mais simples. Porque até a maior árvore começa do chão." CASCAS & RAÍZES DA AMAZÔNIA CNPJ:11.816.307/0001-81 www.facebook.com/CascasERaizesDaAmazonia veja todos os nossos produtos e preços acessando o link: www.ritadesouza.wix.com/saudedamulher Quaisquer dúvidas ou informações ligue: Fixo: Oi (91)3771-4894 ou 3618 - 2045 *Celulares:(91)8988 - 7076 Tim / 8488-8730 Claro / 9639 - 9095 Oi